quinta-feira, 6 de maio de 2010

A Santa Menina da Praia do Pina

Contos Verdadeiros

Oswaldo Pereira

O cotidiano do bairro foi quebrado logo cedo, as donas de casa ainda passavam o café e os homens se preparavam para ir pegar no batente. Uma menina estava morta nas dunas da Praia do Pina; o Diário de Pernambuco e as rádios locais chegaram quase ao mesmo tempo, curiosos os populares se perguntavam, quem havia feito aquela barbaridade?

Alguns se apressaram em dizer que a menina era uma vendedora de laranjas que perambulava no bairro e havia sido vista na noite anterior nas imediações da Colônia de Pescadores Z1 do Pina. Mas ninguem sabia seu nome, era uma criança de aproximadamente nove anos e não apareceu nenhum familiar para reclamar sua morte. A imprensa noticiou com alarde aquela tragédia: Menina Sem Nome é Encontrada Morta na Praia do Pina.

Mês de junho, vespera de festa e ano de Copa do Mundo, o tricampeonato com Pelé e companhia, mesmo assim aquele fato ficou marcado na vida da população, váriosdias se passaram e o corpo foi enterrado como indigente no cemitério de Santo Amaro. A polícia deu seu jeito para encontrar um culpado; uma informante acusou um pescador que pagou inocente pelo crime.
Dois anos seriam suficientes para a Menina Sem Nome voltar a ser notícia, pois, em seu túmulo começaram a aparecer ex-votos e bilhetesem agradecimento às graças alcançadas por seu intermédio. Ela havia se tornado santa no imaginário popular, a Santa Menina da Praia do Pina estava concedendo graças as pessoas que com fé pediam casa própria, ajuda nos estudos dos filhos e proteção para as crianças.

Várias versões sobre esses fatos foram contadas ao longo dos tempos, uma delas é que essa criança vinda do interior seria mais uma vítima da repressão e que o seu corpo havia sido colocado ali durante a madrugada trazido em um carro preto. Também que fora vítima de um jovem de familia importante da cidade.

Nove anos após o ocorrido, estranhamente um presidiário resouveu por livre e espontânia vontade, tomara para sí a responsabilidade do crime, libertando o acusado inocente. Mesmo assim a população tem suas dúvidas em relação ao fato, mas, uma coisa é certa; a Santa Menina da Praia do Pina faz milagres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário